domingo, 30 de junho de 2019

A aplicação do programa dos 5S no 6º BBM

Cartaz explicando o que é o programa dos 5s
Vocês sabem o que é o Programa 5s? Trata-se de um programa de gestão de qualidade empresarial desenvolvido no Japão que visa atingir aspectos como organização, limpeza e padronização e entre outros no ambiente de trabalho. Pode ser aplicado em empresas, órgão públicos, escolas e, até mesmo, na sua vida pessoal. Mas por que se chama 5s? Porque cada "s" corresponde a letra inicial das seguintes palavras japonesas:

  • Seiri: senso de utilização
  • Seiton: senso de organização
  • Seiso: senso de limpeza, higiene e saúde
  • Seiketsu: senso de padronização
  • Shitsuke: senso de disciplina
Explicando de forma resumida cada etapa, o senso de utilização está relacionado a uma melhor gestão do espaço físico do ambiente de trabalho, onde os objetos e materiais que não são utilizados, são colocados em uma área de descarte devidamente organizada.
O senso de organização é uma continuidade do primeiro, pois, os objetos que permaneceram, serão organizados de acordo com a frequência de uso dos mesmos. O senso de limpeza consiste em gerar nos funcionários um sentimento de satisfação decorrente da limpeza do local e no reparo de qualquer defeito que possa perturbar o ambiente. Isso acaba repercutindo até na vida pessoal dos funcionários, onde os mesmo passam a se preocupar mais com a higiene, apresentação pessoal e saúde. O senso de padronização é a manutenção das três etapas anteriores, o que gera melhorias constantes e onde será definido o responsável por tal manutenção. A quinta e última etapa, senso de disciplina, acontece quando cada um faz o seu papel para deixar o ambiente melhor possível sem que ninguém cobre por isso. No meio militar, é o que chamamos de "disciplina consciente".

Almoxarifado do 6º BBM
Desde janeiro deste o ano, o comandante do nosso batalhão, major Charlton, implementou o programa dos 5s no 6º BBM. Diante disso, quais melhorias podemos apontar a partir da implementação de tal programa?  Materiais e objetos obsoletos que estavam na frente, na garagem  e na lateral do quartel foram realocados. No almoxarifado, principalmente, e em outros ambientes, se encontram materiais que realmente serão utilizados, o que melhorou muito na questão do espaço físico. Houve uma melhoria na iluminação interna e internet do quartel para tornar o ambiente mais agradável. Além disso, foi criado um sistema simples de reaproveitamento da água gerada pelos ar-condicionados para diminuir o consumo. A prática da educação física passou a ser mais incentivada, recompensando os militares que conseguirem melhorar seus índices nos testes de aptidão física. Por fim, vários cartazes foram colocados nas dependências internas da unidade com o intuito de fomentar na tropa a disciplina consciente de manter essas melhorias e realizar outras mais por iniciativa própria.
Sistema de captação de água dos ar-condicionados

Nenhum comentário: