segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Militares do 6º BBM participam de Capacitação em Busca, Resgate e salvamento com cães

Aconteceu de 23 de setembro a 02 de outubro, o Primeiro Estágio de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (EBRESC) 2015.



A Capacitação aconteceu no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba na Cidade de João Pessoa, sobre a coordenação geral do Major Almir Peixoto, com uma turma de 19 militares de várias unidades do estado.


Representando o efetivo do 6º BBM de Sousa, estiveram o Tenente Arthur Maia e a Soldado Caroline Brito, que concluíram com aproveitamento o curso.

O objetivo é capacitar os bombeiros para atuarem como condutores de cães em ocorrências de detecção e salvamento de vítimas em que seja solicitado o Canil. 




De acordo com o Major Almir Peixoto “a meta é que cada unidade tenha pelo menos um bombeiro habilitado para dar suporte em ocorrência com cães”.

A capacitação teve uma carga horária de 60hs, entre disciplinas teóricas e práticas, com matérias incluindo: anatomia e fisiologia canina, manutenção canina, psicologia da aprendizagem canina, técnicas de obtenção do latido, figuração, obediência e destreza, princípios de busca urbana e princípios de busca rural.

Atualmente, a Seção de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Canil), que pertence ao Batalhão de Busca e Salvamento, conta com quatro cães da raça labrador, sendo dois já formados e dois em formação, além de quatro adestradores.

Os animais já treinados atuam nas operações de busca de vítimas perdidas em mata ou florestas ou ainda no resgate de vítimas soterradas em decorrência de desabamentos, contando ainda com habilidades para farejar e encontrar cadáveres.

1º Sgt Semaías Victor - Assessoria de Comunicação do 6ºBBM/Sousa
Fotos: Sd Caroline

Nenhum comentário: