segunda-feira, 20 de junho de 2011

Corpo de Bombeiros orienta sobre os riscos com fogos de artifícios no periodo junino


Além das comidas, bebidas e danças típicas, uma das atrações que chama a atenção tanto da garotada quanto dos adultos são os fogos de artifício, mas esse produto se não for bem utilizado pode transformar o que seria brincadeira em tragédia. Pensando nisso que o Corpo de Bombeiros alerta sobre os cuidados que é preciso tomar antes de soltá-los, para que ninguém se machuque. Manuseando inadequadamente existe a possibilidade de queimaduras e incêndios
A utilização dos fogos de artifício devem ser feitas longe de pessoas, residências ou fios de eletricidade, em caso de falha esperar um pouco e se possivel jogar água em cima descartando-o e evitando a sua reutilização, jamais deverá ser alterado e nem utilizado por quem esteja consumindo bebida alcoólica.

No caso de queimaduras, a primeira previdência é manter a calma e acionar os bombeiros (193) ou Samu (192), que vão encaminhar o paciente à unidade hospitalar mais próxima para o tratamento emergencial. Nos minutos em que antecedem a chegada das equipes de emergência a vitima de queimadura, se possivel, deve utilizar apenas água corrente, no tratamento imediato, nunca aplique gelo, óleo, pasta de dente, clara de ovo ou outros agentes que podem irritar ainda mais os tecidos expostos. Caso haja roupa grudada na região da queimadura, não remova, apenas corte a mesma ao redor da lesão. As bolhas nunca devem ser furadas.

Com esses cuidados simples o Corpo de Bombeiros espera que a população redobre os cuidados com os fogos de artifício, principalmente aqueles que serão utilizados por crianças, para que todos aproveitem os festejos juninos com total segurança.

Nenhum comentário: