quinta-feira, 9 de junho de 2011

Corpo de Bombeiros da Paraiba comemora no dia 09 de Junho 94 Anos


O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba realiza, a partir das 9h desta quinta-feira (9), na Praça do Povo do Espaço Cultural, em João Pessoa, o evento de abertura em comemoração aos 94 anos de criação da corporação. Durante a solenidade, iniciada após a incorporação do Pavilhão Nacional e da execução do Hino, será lido o boletim especial que encerra o Curso de formação de Soldados de 2010. Atualmente é comandado pelo Coronel Jair Carneiro de Barros.


Em comemoração aos 94 anos de criação do Corpo de Bombeiros, várias atividades esportivas foram programadas. Para o dia 3 de julho está marcada a tradicional Corrida do Fogo, em sua 7ª edição que acontecerá em Campina Grande.


No dia 16, acontece o VII Aquathlon, evento realizado em João Pessoa, em frente ao Batalhão de Busca e Salvamento, na praia do Cabo Branco, a partir das 15h. A atividade mescla provas de natação e corrida.


Encerrando as festividades, no dia 23 de julho, acontecerá um torneio de Futsal, na cidade de Guarabira, com a participação de todos os batalhões do Corpo de Bombeiros. Eventos religiosos também entrarão na programação.


Na Cidade de Sousa a data vai ser comemorada com um desfile das viaturas pelas principais ruas, com sirenes ligadas, anunciando a população a data festiva e de grande importância para os militares desta corporação.


A emancipação administrativa e financeira do Corpo de Bombeiros Miilitar do Estado da Paraíba aconteceu no dia 06 de novembro de 2007 (uma terça-feira), com a aprovação, por unanimidade, do Projeto de Lei encaminhado à Assembleia Legislativa pelo então governador Cássio Cunha Lima (PSDB). Com isto, a Corporação se desvinculou da Polícia Militar e passou a ser uma unidade autônoma na estrutura administrativa do Estado, com melhores condições de desenvolver um projeto de modernização e de melhor prestação de serviços à comunidade.




O processo de emancipação se arrastou por vários anos, sob o argumento de que a Constituição Federal já mencionava a existência de uma independência operacional da Corporação e que, por isso, por isso só faltaria uma separação administrativa.


Com a separação as verbas passaram a ser destinadas diretamente à Corporação, através do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros (Funesbom), criado na Paraíba pela Lei nº 6.987, de 06 de julho de 2001, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo então governador José Maranhão (PMDB).

Nenhum comentário: