quinta-feira, 28 de abril de 2011

LANÇAMENTO DO PROJETO "BOMBEIRO NA ESCOLA"

Na noite desta quinta-feira (28) no Auditório do Centro de Treinamentos de Professores em Sousa, aconteceu o lançamento do Projeto: “Bombeiro na Escola”.
A abertura do evento foi feita pela Diretora da 10º Regional de Ensino, Socorro Antunes com a presença de professores, alunos, Militares do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, e Imprensa.
O Capitão Jean explicou como seria o Projeto no dia-a-dia na Escola, durante a explanação, foi questionado para que uma aluna respondesse perguntas sobre o Projeto “Bombeiro na Escola” e durante as respostas a jovem passou mal, sendo acionada a equipe de prontidão que rapidamente fez o socorro a vitima. Para espanto de todos, o fato foi somente uma simulação de um atendimento que a Corporação faz a população.
Durante o curso que que terá duração do ano letivo das escolas, os alunos terão a cada semana uma aula com noções básicas de: Combate a Incêndio, Primeiros Socorros, Acidente Domésticos, Trânsito, situação do dia-a-dia, e no final do ano, uma simulação com todos os alunos para mostrar o que aprenderam durante o período.
Conforme a Diretora da 10º Regional de Ensino, Socorro Antunes, quatro Escola na Cidade de Sousa serão contempladas: Antônio Teodoro Neto, Celson Mariz, Tomaz Pires e Francisco Carlos de Vasconcelos.
A reportagem da FOLHADOSERTAO esteve presente, prestigiando o lançamento do Projeto, e entrevistou a Diretora da 10º Regional de Ensino, Socorro Antunes, o Sargento/PM, Gerailton, e o Capitão do Corpo de Bombeiros, Jean sob o assunto.

FOTOS
https://picasaweb.google.com/109972604554452975923/LANCAMENTODOPROJETOBOMBEIRONAESCOLA#
http://sitefolhadosertao.blogspot.com/2011/04/10-gerencia-de-educacao-e-bombeiros-de.html

REPORTAGEM
http://www.folhadosertao.com.br/temp_geral.php?mostrar=noticiacompleta&id=bcda4b5b66
 
VIDEO DA SIMULAÇÃO

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Corpo de Bombeiros faz parceria com Posto de Coleta de Leite Humano do HR de Sousa


O Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Regional de Sousa firma parceria com o Corpo de Bombeiros.
A parceria visa a coleta domiciliar de leite materno uma vez por semana, a fim de otimizar a qualidade da assistência prestada as doadoras e receptoras de leite.
O Posto de Coleta de Leite Humano é responsável pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta de excedente da produção láctica de nutrizes. Assim, tem como missão incentivar, proteger e promover o aleitamento materno, diminuindo os índices de morbimortalidade infantil, visando a melhoria da qualidade de vida da população.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Chuva derruba segunda torre da Igreja Matriz em Sousa


A segunda torre sul da Igreja Matriz, Nossa Senhora dos Remédios, desabou com a forte chuva que caiu no começo da noite deste domingo (24) na Cidade de Sousa por volta das 23hs. O desabamento foi presenciado por várias pessoas que terminavam de participar do evento, Matriz das Artes que acontece todos os domingos na Praça da Matriz.

O Corpo de Bombeiros esteve presente para avaliar o impacto do desabamento e ao amanhecer realizou buscas nos escombros, chegando a conclusão que não houve vitimas.


quarta-feira, 13 de abril de 2011

PREVENÇÃO NO ESTÁDIO "O MARIZÃO"


VIATURA: ABT-19, AR-17
GUARNIÇÃO: ASP EVERSON, CB A.NETO, CB FAUSTINO, SD TÉRSIO, SD CAVALCANTI, SD ARRUDA
OCORRÊNCIA: PREVENÇÃO NO ESTÁDIO "O MARIZÃO"
HORA: 20:20
LOCAL: ESTÁDIO "O MARIZÃO"
BAIRRO: ANGELIM CIDADE: SOUSA
RELATO: AS GUARNIÇÕES DESLOCARAM-SE AO ESTÁDIO "O MARIZÃO" PARA PREVENIR QUALQUER EVENTUALIDADE QUE VINHESSE ACONTECER NA ÁREA BOMBEIRÍSTICA. OCORREU TUDO DENTRO DA NORMALIDADE E APÓS O JOGO OS MILITARES RETORNARAM À 1ªCRBM.


FOTOS
https://picasaweb.google.com/109972604554452975923/PREVENCAONOESTADIOOMARIZAO02?feat=directlink

CASO CLÍNICO

VIATURA: AR-17
GUARNIÇÃO: SD ANTÔNIO NETO, SD ARRUDA
OCORRÊNCIA: CASO CLÍNICO
HORA: 07:50
LOCAL: AV. NELSON MEIRA
BAIRRO: ESTAÇÃO CIDADE: SOUSA
RELATO: A VTR AR-17 FOI ACIONADA PARA ATENDER UMA OCORRÊNCIA DE DESMAIO. A SENHORA MARIA DE FÁTIMA ABRANTES, 41 ANOS, RESIDENTE À RUA JOÃO NÓBREGA, ENCONTRAVA-SE SENTADA, QUEIXANDO-SE DE DOR ABDOMINAL,TONTURAS E HIPOTENSÃO. A MESMA RELATOU UM HISTÓRICO DE MENORRÉIA E QUE TINHA SIDO ATENDIDA E MEDICADA NO DIA ANTERIOR. APÓS A AVALIAÇÃO DA EQUIPE DE RESGATE, FOI CONDUZIDA AO HRS ONDE FICOU AOS CUIDADOS DO MÉDICO DE PLANTÃO, DR. JAMIL.

terça-feira, 12 de abril de 2011

COLISÃO ENTRE MOTOS

VIATURA: AR-17
GUARNIÇÃO: SD ANTÔNIO NETO, SD ARRUDA
OCORRÊNCIA: COLISÃO ENTRE MOTOS
HORA: 16:30
LOCAL: RUA SINFRÔNIO NAZARÉ
BAIRRO: ESTREITO CIDADE: SOUSA
RELATO: AO CHEGAR NO LOCAL A GUARNIÇÃO DEPAROU-SE COM O SENHOR JOSÉ VIEIRA DO NASCIMENTO, 32 ANOS, CAÍDO E COM FORTES DORES NA PERNA DIREITA. APÓS A AVALIAÇÃO INICIAL, A VITIMA FOI IMOBILIZADA E TRANSPORTADA PARA O HOSPITAL REGIONAL DE SOUSA. CHEGANDO AO HRS A VITIMA ENTROU EM ESTADO DE CHOQUE E FOI ATENDIDA PELA EQUIPE MÉDICA DE PLANTÃO.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

MEMBRO PRESO EM MAQUINÁRIO

VIATURA: AR-17 ABSL-03
GUARNIÇÃO: CAP JEAN, ST LOPES, CB FAUSTINO, SD TÉRSIO, SD ALMEIDA, SD ANTONIO NETO, SD ARRUDA
OCORRENCIA: MEMBRO PRESO EM MAQUINÁRIO
HORA: 17:10
BAIRRO: ANGELIM CIDADE: SOUSA
RELATO: AO CHEGAR NO LOCAL A GUARNIÇÃO DEPAROU-SE COM A SENHORA MARIA DO SOCORRO DOS SANTOS LINHARES COM A MÃO ESQUERDA PRESA ENTRE OS ROLOS DA MÁQUINA DE FAZER PASTEL. OS MILITARES TENTARAM TODAS AS MANEIRAS PARA QUE O PROCEDIMENTO NÃO VINHESSE A DANIFICAR O EQUIPAMENTO, UTILIZANDO PÉ-DE-CABRA, DESENCARCERADOR, MAS TODOS SEM SUCESSO. SENDO ASSIM UTILIZARAM O EQUIPAMENTO DENOMINADO SERRA SABRE, QUE SERROU A BASE DO CILINDRO QUE PRENDIA A MÃO DA VÍTIMA, E APÓS O DESPRENDIMENTO A VÍTIMA FOI ENCAMINHADA PARA O HOSPITAL REGIONAL DE SOUSA.

domingo, 10 de abril de 2011

CASO CLÍNICO

VIATURA: AR-17
GUARNIÇÃO: SD ANTÔNIO NETO, SD ARRUDA
OCORRENCIA: CASO CLINICO
HORA: 19:12
LOCAL: RUA PEDRO ANICETO ALVES, 65
BAIRRO: FREI DAMIÃO CIDADE: SOUSA
RELATO: A VIATURA AR-17 FOI ACIONADA PARA PRESTAR SOCORRO À VÍTIMA DE DESMAIO. CHEGANDO AO LOCAL DA OCORRÊNCIA, A VÍTIMA ESTAVA CONSCIENTE, ORIENTADA, QUEIXANDO-SE DE MAL-ESTAR, NÁUSEAS E APRESENTANDO SINAIS DE EMBRIAGUEZ. APÓS A AVALIAÇÃO, A MESMA FOI TRANSPORTADA AO HOSPITAL REGIONAL DA CIDADE DE SOUSA-PB, ONDE FICOU AOS CUIDADOS DA EQUIPE DE SAÚDE.

INSTRUÇÃO PARA ALUNOS TEC. EM SEG. DO TRABALHO


VIATURA: ABT-19, AR-17
GUARNIÇÃO: CAP JEAN, ASP EVERSON, ST LOPES, CB FAUSTINO, SD TÉRSIO, SD ALMEIDA, SD ANTONIO NETO, SD MÁRCIO JOSÉ, SD ARRUDA
OCORRENCIA: INSTRUÇÃO
HORA: 08:00
LOCAL: ESCOLA MONTEIRO LOBATO E TERRENO PRÓXIMO AO AEROPORTO
BAIRRO: GATO PRETO E RANCHO DOS CIGANOS  CIDADE: SOUSA
RELATO: OS ALUNOS DO CURSO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO TIVERAM INSTRUÇÕES MINISTRADAS PELOS MILITARES DO CORPO DE BOMBEIROS DA CIDADE DE SOUSA. OS ASSUNTOS ABORDADOS FORAM REFERENTES A COMBATE A INCÊNDIO E TAMBEM PRIMEIROS SOCORROS. O INICIO DAS INSTRUÇÕES  COMEÇARAM NA SEDE DA 1ªCRBM, COM DEMONSTRAÇÕES DOS EQUIPAMENTOS UTILIZADOS PELA CORPORAÇÃO, FORAM MOSTRADOS, DESENCARCERADOR; TODO APARATO DE EPI(Equipamento de Proteção Individual), capacete, capa de aproximação, botas, luvas; MATERIAL PARA EXTERMINIO DE INSETOS, abelhas; MOTOSERRA; EXTINTORES, Pó Químico Seco(PQS), Água Pressurizada(AP), Gás Carbônico(CO2); MATERIAL ULTILIZADO NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR(APH). OS ALUNOS TIVERAM INSTRUÇÕES DE COMO COMBATER AS CHAMAS, TANTO COM O EXTINTOR QUANTO COM A BOMBA(mangueiras de 1 1/2") do caminhão de combate a incêndio da corporação. APÓS A VISITA A 1ªCRBM, OS ALUNOS DESLOCARAM-SE AO COLÉGIO MONTEIRO LOBATO, ONDE O ASPIRANTE EVERSON, SOLDADOS ANTONIO NETO E ARRUDA MINISTRARAM AULAS TEÓRICAS DE COMBATE A INCÊNDIO E APH, PARA QUE OS ALUNOS TIVESSEM O CONHECIMENTO BÁSICO PARA O USO DOS EQUIPAMENTOS A SEREM UTILIZADOS NA AULA PRÁTICA. APÓS ESSAS INSTRUÇÕES OS ALUNOS DESLOCARAM-SE PARA UM TERRENO (Rancho dos Ciganos), PARA COLOCAR EM PRÁTICA O QUE APRENDERAM NA TEORIA. OUTRA EQUIPE DE MILITARES, CAP JEAN, ST LOPES, SD TÉRSIO, SD ALMEIDA, AGUARDAVAM OS ALUNOS PARA INICIAREM AS PRATICAS, COMEÇANDO COM O BOTIJÃO DE GLP, ONDE O MESMO COM VAZAMENTO DE GÁS E CHAMAS OS ALUNOS TIVERAM QUE RASTEJAR PELO CHÃO E FECHAR O REGISTRO, LOGO EM SEGUIDA APAGAVAM AS CHAMAS INTERROMPENDO A PASSAGEM DE GÁS COM O DEDO. APÓS ESTA PRÁTICA OS ALUNOS UTILIZARAM EXTINTORES DE PQS PARA APAGAREM AS CHAMAS EM TAMBORES QUE CONTINHAM COMBUSTIVEIS LIQUIDOS(gasolina e oleo diesel). APÓS A PRÁTICA OS ALUNOS TIVERAM O SEU "BATIZADO" QUE EM TODA INSTRUÇÃO BOMBEIRÍSTICA DE COMBATE A INCÊNDIO TORNOU-SE UMA OBRIGAÇÃO PARA QUALQUER ALUNO.

FOTOS
https://picasaweb.google.com/109972604554452975923/INSTRUCAOPARAALUNOSTECEMSEGDOTRABALHO?feat=directlink

VIDEO
http://www.youtube.com/watch?v=RCemkiALoN4

quinta-feira, 7 de abril de 2011

OPERAÇÃO "ARCA DE NOÉ"


VIATURA: ABT-19, AR-17, AP-30
GUARNIÇÃO: CAP JEAN, ASP EVERSON, CB SOUTO, SD NILO, SD TÉRSIO, SD NETO, SD MARCIO JOSÉ, SD CAVALCANTE, SD NASCIMENTO,
OCORRENCIA: OPERAÇÃO "ARCA DE NOÉ"
HORA: 08:00
LOCAL: ZONAS DE RISCO
BAIRRO: ZONA RURAL E URBANA
CIDADE: SOUSA
RELATO: UMA GRANDE OPERAÇÃO INTITULADA DE ‘ARCA DE NOÉ’ FOI REALIZADA A PARTIR DAS 8H EM TODO O ESTADO, PELO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DA PARAÍBA, COM O OBJETIVO DE EVITAR E MINIMIZAR OS EFEITOS DECORRENTES DAS CHUVAS, TAIS COMO INUNDAÇÕES, DESLIZAMENTOS, ALAGAMENTOS, ENTRE OUTROS DESASTRES RELACIONADOS ÀS PRECIPITAÇÕES HÍDRICAS. A ‘ARCA DE NOÉ’ FAZ PARTE DA OPERAÇÃO ‘FECHA QUARTEL’ QUANDO TODAS AS UNIDADES DO CORPO DE BOMBEIROS FICARÃO SOMENTE COM O PESSOAL DE SERVIÇO DE GUARDA E ESSENCIAIS. OS DEMAIS SERÃO EMPREGADOS NO ATENDIMENTO ÀS POPULAÇÕES QUE RESIDEM EM ÁREAS DE RISCO.PREVENÇÃO – A OPERAÇÃO RECEBEU O NOME ‘ARCA DE NOÉ’ POR FAZER ALUSÃO ÀS PRIMEIRAS AÇÕES PREVENTIVAS EM QUE O PATRIARCA NOÉ PRESERVOU A VIDA DE PESSOAS E ANIMAIS QUANDO, SE ANTEVENDO AO DILÚVIO, CONSTRUIU UMA ARCA CAPAZ DE SALVAR MUITAS VIDAS, PRESERVANDO-AS DA CHUVA.A REGIÃO POLARIZADA PELA CIDADE DE SOUSA, INCLUINDO MÃE DÁGUA E CONCEIÇÃO POSSUI 18 ÁREAS DE RISCO, COMPREENDENDO BAIRROS DO ALTO DO CRUZEIRO, VÁRZEA DA CRUZ, GUANABARA, ANGELIM, JARDIM SORRILÂNDIA E AINDA AS COMUNIDADES DE CARNAUBINHA, CAIÇARA DOS BATISTAS, PEDREGULHO, PIAU, PEREIROS, CURRALINHOS, CADEADO, VÁRZEAS DE SOUSA, VÁRZES DO MENINO JESUS, CLAREÃO E LAGOA DOS ESTRELAS. EM SOUSA ESSAS ATIVIDADES JÁ ESTAVAM SENDO EXECUTADAS DESDE JANEIRO DE 2011, QUANDO COMEÇARAM AS PRECIPITAÇÕES NO SERTAO PARAIBANO., QUANDO FOI CONFECCIONAO UM PLANO DE CONTIOGÊNGIA, QUE FOI UTILIZADO COM A COMDEC (DEFESA CIVIL MUNICIPAL) E A PREFEITURA MUNICIPAL DE SOUSA ATRAVÉS DA CHEFIA DE GABINETE, SEC. JÚNIOR EM AÇÕES DE ATENDIMENTO A OCORRÊNCIAS PROVOCADAS PELAS CHEIAS QUE ASSOLARAM A CIDADE DE SOUSA. A OPERAÇÃO IDEALIZADA OPELO COMANDO GERAL DA CORPORAÇÃO VEM REFORÇAR AINDA MAIS OS TRABALHOS INICIADOS PELAS UNIDADES E SUSBUNIDADES OPERACIONAIS E DESTA VEZ DE MANEIRA INOVADORA, DE FORMA SIMULTANEA EM TODO O ESTADO DA PARAIBA. É O CORPO DE BOMBEIROS EXECUTANDO A POLITICA DE INTEGRAÇÃO E INTERAÇÃO COM A SOCIEDADE E COM OS MECANISMOS MUNICIPAIS, COM O INTUITO DE AUMENTAR A SEGURANÇA DA SOCIEDADE ATRAVÉS DA PRESENÇA MACIÇA DESSES AGENTES DE SEGURANÇA NO MEIO SOCIAL.

FOTOS

quarta-feira, 6 de abril de 2011

CASO CLINICO

VIATURA: AR-17
GUARNIÇÃO: SD MARCIO JOSE, SD NASCIMENTO
OCORRENCIA: CASO CLINICO
HORA: 22:00
LOCAL: TRAV. FELIZ
BAIRRO: DR ZEZE CIDADE: SOUSA
RELATO: A VITIMA FOI ENCAMINHADA AO HRS, ONDE FICOU AOS CUIDADOS DO MEDICO PLANTONISTA.