terça-feira, 21 de junho de 2016

Militar do 6ºBBM é destaque na série "Heróis da Vida Real" do CBMPB

Para homenagear os Militares que se destacaram por sua dedicação e profissionalismo em cada Unidade dos Bombeiros em  todo o estado. O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba criou no mês de Junho, data de sua fundação, a série "Heróis da Vida Real".



Leia abaixo na íntegra a reportagem que foi publicada na página oficial do CBMPB na internet, na manhã desta segunda-feira (20):

José Augusto Claudino da Silva: vontade e determinação no cumprimento da missão

‘O bombeiro é de vocês’. Esse é um dos lemas do cabo José Augusto Claudino da Silva, que, por onde passa, fala isso para as pessoas. É uma tentativa de resumir a essência do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba: servir, salvar, atender às demandas da população.  Missões essas que, inclusive, foram a motivação para ele ingressar na instituição.
Antes de ser bombeiro, Claudino trabalhava na construção civil, nas diversas modalidades como ladrilheiro, estucador, ferreiro, mestre de obras, eletricista, encanador. “Quando precisei mudar da profissão, busquei uma em que eu pudesse aproveitar minhas habilidades adquiridas e que também se encaixasse com o meu perfil. Percebi que na área ‘bombeirística’, para salvar, para realizar resgates, eu poderia contar com minha experiência profissional para atuar nessas diversas modalidades e ajudar as outras pessoas”, contou.
Sempre muito atuante na área operacional, o cabo coleciona diversas ocorrências marcantes nas unidades que já passou. Na carreira, atuou em combate a incêndios, busca e salvamentos e atendimentos pré-hospitalares. “São tantas as ocorrências marcantes que reunimos na profissão, que daria até para escrever livro”, afirmou, ao citar alguns dos atendimentos de emergência que participou.

“Lembro de uma colisão de múltiplas vítimas que o nosso socorro durou aproximadamente quatro horas, com várias vítimas graves. Teve ainda o atendimento a uma criança vítima de engasgo e o de uma vítima atropelada com amputação de uma das pernas. Todas exigiram muito equilíbrio emocionou”, relatou.
“Mas aquela que teve um maior impacto sobre mim foi poder reanimar uma vítima de afogamento, que já estava sem batimento há mais de 30 minutos. Porém, não desistimos, fizemos a Reanimação  Cardiopulmonar (RCP) enquanto a conduzíamos para o hospital. Após as várias seções de  RCP a vítima ‘voltou’, estabilizando os sinais vitais”, detalhou Claudino, que está lotado hoje no 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Sousa.
Para o comandante da unidade, major Edênio Mendes, o cabo Claudino se destaca no exercício da função. “É um ótimo militar, que realiza as funções com vontade e determinação. Cumpre as missões em tempo hábil e com êxito e não detém apenas as obrigações de socorrista. Ele ajuda os companheiros e o quartel nas diversas áreas de atuação, bem como é voluntário para ministrar palestras para militares e civis. É um excelente bombeiro”, descreveu.

Nenhum comentário: