O "maio amarelo" é um movimento internacional criado com o objetivo de promover uma conscientização para a redução do número de acidentes de trânsito, através de uma articulação entre o poder público e a sociedade civil. O motivo da escolha do mês de maio se deu porque, em 11 de março de 2011, a Organização das Nações Unidas - ONU - decretou a Década de Ação para a Segurança no Trânsito. A cor amarela é por causa do significado de "advertência" na sinalização de tráfego.
Ao levarmos em consideração a realidade do trânsito brasileiro, vemos que, além de ser uma iniciativa louvável, é extremamente pertinente e necessária. Infelizmente, o nosso trânsito é um dos mais violentos do mundo, estando em quinto lugar. Conforme dados do Sistema de Informações de Mortalidade - SIM -, do Ministério da Saúde, foram registradas 37.345 mortes no trânsito no ano de 2016. O mais lamentável disso tudo é que são mortes extremamente evitáveis. Bastava apenas mais educação, gentileza e respeito às normas de trânsito, as quais existem justamente para evitar acidentes.
Poucas pessoas param para pensar nos prejuízos que são ocasionados pelos acidentes de trânsito. Além do número de mortes,que já foi tratado acima, e do abalo emocional causado em muitas famílias, chegando ao ponto de desestrutura-las, tais desastres deixam uma enorme quantidade de pessoas com alguma sequela (400 mil em 2017 conforme o Observatório Nacional de Segurança Viária). O que se gasta com tratamento dessas pessoas gera um custo de R$ 56 bilhões reais aos cofres públicos. Não custa nada lembrar que, como já foi dito, tudo isso poderia ser evitado. A maior parte dos acidentados são pessoas jovens que estão em plena idade laborativa.
Analisando mais especificamente a nossa realidade na cidade de Sousa e região, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba atendeu em 2018, através do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, 165 ocorrências de acidentes automobilísticos, sendo a grande maioria queda de moto. A boa notícia é que houve apenas 01 (uma) vítima fatal nas ocorrências que foram atendidas pelo CBMPB.
Que as campanhas educativas, bem como o endurecimento das punições, possam alcançar o objetivo de reduzir cada vez mais a violência no trânsito e criando um clima onde a paz, segurança e respeito pelas regras reinem.
Assessoria de Comunicação do 6ºBBM/Sousa-PB.